Diversidade e Inclusão já é uma realidade dentro das empresas? E seus resultados já podem ser comemorados?

por | 12/06/2023

Diversidade e inclusão está sendo um dos temas mais falados atualmente no universo das empresas, mas ainda permeado por muitas dúvidas e questionamentos, pois estamos falando sobre questões estruturais no nosso país, e sua evolução acontece, para ser efetiva e sólida, através de uma desconstrução enquanto indivíduos e enquanto sociedade.

“Diversidade é convidar para festa, inclusão é convidar para dançar”, uma frase muito fala sobre D&I, e nos mostra que a diversidade é a contratação de pessoas diversas, enquanto a inclusão é sobre que ambiente essa pessoa vai encontrar ao entrar na empresa. Uma não pode existir sem a outra.

“Diversidade é convidar para festa, inclusão é convidar para dançar”

Abordar a temática de D&I é falar sobre racismo, patriarcado, capacitismo, etarismo, LGBTfobia, meritocracia, privilégios, entre tantos outros assuntos que são tabus em nossa sociedade e que causam uma desigualdade gigantesca em nosso país.

Além disso, somos historicamente um país que nega os seus preconceitos, portanto, não é de se admirar que ainda tenhamos tantos desafios e barreiras a serem superados todos os dias.

Uma barreira importantíssima a ser superada para uma agenda de diversidade e inclusão efetiva é o entendimento sobre meritocracia e o quanto levar em consideração apenas ela pode aumentar ainda mais as desigualdades.

A meritocracia nos diz que quem se esforçar consegue, que todos os que chegam ao “topo” fizeram por merecer, e não leva em consideração os fatores externos, os sistemas de opressão que existem na sociedade. E aqui não estamos desmerecendo o esforço individual de cada pessoa, mas que apenas ele não é garantia de inserção e ascensão profissional para pessoas que sofrem discriminação sistemática na sociedade, como pessoas negras, mulheres e pessoas com deficiência, por exemplo.

Tudo isso impacta na forma como a empresa irá desenvolver a temática de D&I no seu ambiente corporativo. Pesquisas recentes realizadas pela Consultoria Mais Diversidade e a Revista Você RH mostraram que 65% das empresas brasileiras não possuem um programa estruturado de D&I e apenas 28% têm um setor específico para estruturar isso dentro da empresa. O que nos mostra que as ações dentro das organizações ainda estão sendo muito pautadas em ações pontuais, e não envolve um planejamento estratégico anual. As que realizam programas de ação afirmativa para contratação de pessoas dos grupos minorizados são, em sua maioria, multinacionais ou empresas de grande porte, situadas nas regiões Sul e Sudeste.

Em uma outra pesquisa realizada agora pela UOL, 97% das empresas pesquisadas pretendiam manter ou aumentar os investimentos em D&I para o ano de 2021.

Então, o que todos esses dados nos mostram é que a temática de diversidade e inclusão está tendo avanços dentro das organizações e o que precisa é ir se estruturando cada vez mais, incluindo a agenda de D&I no planejamento estratégico das empresas com metas e orçamentos disponibilizados. Ou seja, uma programação que nos faça sair das ações pontuais para ações planejadas e estruturadas.

Diversidade e Inclusão é uma jornada diária que exige ações intencionais para a mudança de cultura organizacional. Vou citar aqui algumas empresas que estão realizando ações importantes de inclusão: A Magalu foi protagonista na criação de programas de contratação exclusiva, com foco em pessoas negras. A Renner e a C&A desenvolvem trabalhos importantes em treinamentos voltados para a área, com foco nos CEOs e Presidentes, C-Level e Média Liderança. Essas ações de forma isolada não geram mudanças efetivas, tem que vir em conjunto com planejamento estratégico em Diversidade e Inclusão, com ações de curto, médio e longo prazo.

Diante disso, constatamos que temos avanços acontecendo, principalmente em alteração de mentalidade acerca da temática. Mudanças que nos darão a base para a realização de transformações estruturais.

Seguimos avançando…

Dayse Rodrigues

Especialista em Diversidade e Inclusão

Fundadora e CEO da Ubuntu Consultoria, professora, mentora e consultora e produtora de conteúdos em D&I. Tendo experiência de mais de 5 anos na área, com a realização de palestras, consultorias e treinamentos na área em diversas empresas no Brasil.

Newsletter[+]

Junte-se a nós e receba mensalmente um email cheio de informações sobre Inovação Social. Fique tranquilo, nosso compromisso é zero spam.

.

Textos Recentes